POMAR DO ALFABETO
Um jogo que tem o objetivo de auxiliar o desenvolvimento do reconhecimento das letras e sons iniciais das palavras.
Habilidades contempladas:
(EF01LP24) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
(EF01LP32) Nomear as letras do alfabeto.
Materiais:
- 02 tabuleiros com letras do alfabeto maiúscula e minúscula.
- Fichas com imagens.
Como aplicar:
Cada jogador deve ter os seus marcadores ( que podem ser botões, uma cor para cada jogador; bolinhas de pompons ou até mesmo canetas decores diferentes).
Coloca-se todas as imagens viradas para baixo no local indicado no tabuleiro e decide-se quem começará virando as cartas-imagens. O "virador da vez" vira a imagem, observa o desenho e deve falar o nome da imagem alto. O primeiro a identificar a letra que inicia a palavra ganha a rodada, realiza a marcação da letra no tabuleiro com o seu marcador e ganha a carta-imagem. Segue o jogo e o próximo jogador deve virar a próxima imagem seguindo a mesma instrução.
Ganha quem ao final realizar o maior número de marcações de letras no tabuleiro.
Um grande recurso que auxilia também a atenção e concentração.
Este Jogo/recurso faz parte do "Combo - Ensinando o Alfabeto":
Com carinho,
Professora Mariana